Skip to content

Diferença entre SISU, PROUNI e FIES? Entenda a diferença

Saber qual é a diferença entre SISU, PROUNI e FIES é tão importante quanto se preparar para participar do vestibular. E é por serem os programas mais importantes do de ingresso para o ensino superior, que é preciso se preparar para cada um deles. E ciente da diferença entre SISU, PROUNI e FIES você pode escolher o mais adequado ao seu perfil.

Diferença entre SISU, PROUNI e FIES

Se você está se preparando para conseguir encontrar sua vaga no curso que tanto sonha, está no lugar certo.

Aqui você vai encontrar os principais pontos sobre a diferença entre SISU, PROUNI e FIES e como eles funcionam. Continue lendo e saiba detalhes sobre as oportunidades que o Governo oferece para você.

O Ministério da Educação

O Ministério da Educação é o principal órgão criado pelo Governo Federal para dar auxílio ao setor, em todas as partes do país. Para que o Brasil possa ter recursos e crescer nesse patamar, são estabelecidas algumas regras de funcionamento.

E para que os jovens sejam tenham mais chances de se tornar um profissional com uma educação de qualidade, o Ministério estabelece alguns programas. Durante todos os anos de escola, são preparados para construir suas carreiras.

Então, qual a diferença entre SISU, PROUNI e FIES? Ambos são programas que lhe dão oportunidade de vagas em cursos superiores. E se você tem interesse em saber como funcionam, veja a seguir os detalhes!


Como participar do SISU, PROUNI e FIES

Ambos os programas que citamos, como já chegamos a citar, oferecem aos seus candidatos a oportunidade ingresso em universidades. Em todos eles você terá que antes de tudo participar do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio.

Mesmo havendo as diferenças entre SISU, PROUNI e FIES, todos eles estarão solicitando sua participação do ENEM. Pois sua relação de aprovados acontece através das notas mais altas entre os que disputam por algumas vagas.

Sabendo disso, os interessados terão que está se preparando para fazer ao exame no ano anterior a abertura de vagas do PROUNI e SISU. Não sabe por quê? Confira a seguir a diferença entre SISU, PROUNI e FIES.


Diferença entre SISU, PROUNI e FIES?

Existem vários tipos de universidades em nosso país. Em sua maioria, as vagas oferecidas pelos programas do Governo sempre são distribuídas nas públicas, que é quando o SISU passa a funcionar.

Já para o PROUNI e FIES, esses programas geralmente são procurados pelos candidatos que não conseguem ingressar no ensino público. E então, passam a buscar formas de ingresso nas universidades privadas. Veja a seguir seus detalhes!

O SISU

O Sistema de seleção Unificada é a ferramenta que agrega as principais vagas oferecidas pelas universidades públicas de todo país. Atualmente, a maioria das federais vem tendo o programa como única forma de ingresso.

E outras, na minoria, oferecem oferecem uma porcentagem bem pequena no vestibular direto. Para participar, os candidatos deverão ter feito parte do ENEM no ano anterior.

Suas inscrições ocorrem duas vezes ao ano e são feitas através deste site. As vagas são 100% gratuitas, variando na quantidade e nota mínima para ser aprovado.

Os alunos que tiverem interesse nas vagas reservadas (vagas para cotistas), basta selecionar a opção durante a inscrição.

O Programa Universidade para Todos é bem parecido com o SISU. Só que suas vagas são oferecidas para universidades particulares e possuem dois tipos de bolsas:

  • Bolsas parciais: são bolsas que cobrem 50% do seu curso e podem concorrer a elas os candidatos que tenham até 3 salários mínimos por pessoa em sua renda;
  • Bolsas integrais: são bolsas que cobrem 100% do seu curso e podem concorrer a elas os candidatos que tenham até 1 salário mínimo por pessoa em sua renda.

As inscrições são feitas através do site PROUNI aluno 2023 e também ocorrem duas vezes ao ano. Os interessados também deverão ter participado do ENEM no ano anterior, podendo concorrer às cotas.

Já o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, como já diz seu nome, ele oferece bolsas de financiamento para universidades particulares. Sendo assim, os alunos que tiverem bolsas do FIES deverão quitar suas dívidas ao término do curso.

Podem participar do programa os candidatos que participaram de alguma das edições do ENEM a partir do ano de 2010, com nota superior a 450 e sem ter zerado a redação.

As inscrições ocorrem através desse site, e além disso, deverão estar de acordo com as modalidades:

  • FIES: podem participar os candidatos que tem até 3 salários mínimos por pessoa;
  • P-FIES: podem participar os candidatos que têm entre 3 a 5 salários mínimos por pessoa.

Como já falamos, o aluno deverá quitar sua dívida após o término de seu curso. As margens de juros para a primeira modalidade é zero e na segunda modalidade estarão variando de acordo com o curso e universidade escolhia.

Mas em ambas, o pagamento é feito sempre de acordo com a situação financeira em que o aluno se encontra. Podendo variar entre os valores das parcelas e quando começar a pagar.

Saiba também o resultado PROUNI 2023!

Deixe um comentário